vídeos

27/06/2007

Texto do Silêncio

Silêncio e Parkour
Um texto antigo, porém bem interessante e útil na minha opinião.

; )



-

Silencio, na maioria dos casos, demonstra eficiência. Mova-se fazendo o mínimo barulho possível enquanto toca o solo e você estará demonstrando maestria no controle dos músculos. Se você quer saber o grau da sua coordenação, agilidade e equilíbrio, ouça mais ao invés de olhar. Quanto menos ouvir, maior o nível de habilidade".– Scott Sonnon, Mestre de Esportes e Técnico nacional dos E.U.A.

Quantas vezes você parou para ouvir o mundo a sua volta? Quantas vezes, de fato, você ouviu a você mesmo? Reconhecidamente, contra o constante zumbido de fundo de uma sociedade urbana isto, ás vezes, pode ser difícil de conseguir. Barulho, luzes brilhantes, a correria da cidade – estas são as armadilhas da vida moderna, de forma que nós facilmente esqueçamos do prazer do silencio natural. Geralmente temos tendência a levar vidas bastante diferentes, isto revelado por nosso desajeito e barulho enquanto realizamos as tarefas cotidianas. As pessoas estão sempre gritando para serem ouvidas, desferindo opiniões como armas automáticas, batendo portas e batendo pé, como crianças petulantes exigindo a atenção dos adultos no local. Sempre barulho.

E o que é o barulho se não o rompimento da fluidez infinita do silêncio? Silêncio é a base. Silêncio é a fundação. Silêncio é a falta de forma de onde todas as formas se manifestam. È este silêncio que nós aspiramos. Não o silêncio passivo que vem de não fazer nada, mas o poderoso e ativo silêncio que resulta da verdadeira maestria de uma arte.


- Por que ser silencioso?

È importante entender que não é ficar quieto simplesmente para ficar quieto: tem um propósito. Este propósito é melhorar e refinar seu controle sobre suas habilidades físicas. Mover-se silenciosamente significa mover-se com uma precisão absoluta e também com consciência constante de seu corpo. Você deve escolher quanto barulho seus passos e movimentos fazem, ao invés de deixar o acaso decidir. Para uma boa exemplificação, observe um gato se movendo por uma casa – cada passo é medido, suas aterrissagens são controladas, e qualquer som não necessário é evitado. Gatos se movem com controle perfeito.

Porém, se você quer se mover por qualquer caminho que você escolher tomar, o silêncio deve ser um componente vital da sua prática de Parkour. Cada aspecto do seu jogo será beneficiado por você ser capaz de fazê-lo com menos barulho, silencioso... cauteloso. Então enquanto treina, ouça seus movimentos.

Uma aterrissagem barulhenta é uma aterrissagem pesada. Pense nisto: quanto mais macio um impacto é, menos som ele gera. Bata em alguém com um travesseiro e então com um pedaço de madeira e você vai entender. Se você quer ser capaz de praticar até a velhice, é imperativo que você minimize o impacto que seu corpo e juntas recebem. Se você pode aterrissar silenciosamente, você pode ter certeza que o impacto é desprezível.

Como em tudo, a chave é começar pequeno. Tente pular de um banco, ou uma mesa, mas faça-o silenciosamente. Aí é que a técnica e refinamento irão ajudar: aterrize nas bolas dos pés primeiro, absorvendo a energia através dos músculos de suas pernas enquanto se abaixa. Coloque suas mãos na sua frente para aumentar o equilíbrio. Faça isso até conseguir aterrizar sem barulho, como um gato, pronto para mover-se imediatamente – então aumente a altura. E tente também com precisions, e então com precisions em corrimões.

E não é só em aterrissagens que podemos incorporar os princípios da cautela. Ouça seus passos quando caminha ou corre: seus pés estão batendo no chão como baldes de cimento a cada passo, estão pesados? Nesse caso, é hora de voltar ao básico e aprender a caminhar adequadamente meu amigo: calcanhar-para-bola-para-dedos. Dobre o tornozelo. A energia deve ser direcionada para frente, e não para cima e para baixo: sempre pense em eficiência. Tente manter sua cabeça na mesma altura enquanto caminha ou corre. Permaneça equilibrado, e não inclinado para frente ou para trás. Relaxe os músculos. Seja cauteloso, como um gato aproximando-se silenciosamente. FLUA, até mesmo enquanto caminha! Aí se encontra o autodomínio.


- A Arte de Fazer Silencio

Não importa quão barulhento nosso ambiente é, todos temos a habilidade de criar nosso próprio espaço de silêncio. Mover-se silenciosamente não só o possibilita a dominar seus movimentos, como também melhora muito sua habilidade de observar o mundo a sua volta, da mesma maneira que você consegue ouvir quando não está falando. Essa observação melhorada nos ajuda a achar harmonia com as coisas a nossa volta, o que nos ajuda a mover-nos por elas com facilidade e graça.

E os benefícios do silêncio se estendem alem da arena física. Você vai perceber enquanto progride no treino de cautela que a discussão em sua mente começa a enfraquecer, permitindo que a concentração e o foco venham à tona.

Você verá que irá tornar-se livre de qualquer distração, dentro ou fora. Livre para mover-se. Deixe os outros fazerem barulho; nós podemos aprender a fazer silêncio.


*

Nenhum comentário: