vídeos

25/06/2007

Texto - Blane (Situações reais)

Bom, tá ae um texto retirado do blog do Blane que eu traduzi.

Tá meio extenso, mas bem interessante!

Aproveitem.

_____________________________

A maioria do tempo nós treinamos em ambientes confortáveis, talvez com amigos,não realmente em situações de perigo que nós nos colocamos.

Quando encaramos o estresse de uma situação do dia-a-dia, a defesa natural do nosso corpo se torna mais apurada e francamente a maioria de nós, incluindo eu, não é preparado para isso.

Aqui no Leste do mundo, nós nos tornamos uma geração de pessoas bem protegidas; protegidas pelas leis, sistema carcerário e satélites. É fácil se tornar tranquilo nessa circunstância mas todo 'hoje' e 'amanhã' a tecnologia não pode (ainda) mudar a natureza humana. Sempre haverá um assassino, um ladrão, um estrupador e crimes em geral, sem mencionar nos desastres naturais - e é por isso que eu achei importante se preocupar com o que nos envolve e nos preparar para situações perigosas. Mas a probabilidade de nós estarmos preparados para essas situações são pobres até o momento em que vivermos essa experiência. Não é apenas quando nos tornamos vítimas que percebemos que não estamos tão protegidos quanto pensamos e eu penso que precisamos fazer um esforço individual para treinar mais duramente.

Todas as nossas vantagens nos dias de hoje se tornam verdadeiramente úteis quando estamos de cara com o perigo. Nós até esquecemos tudo sobre nossa família e amigos (a menos que eles estejam diretamente envolvidos) e o que provavelmente assusta você é que também esquecemos uma porção significativa de nossos treinos em uma crise.

Quando temos tempo para pensar, planejar e calcular, nós somos capazes de coisas incríveis durante os treinos. Nós podemos usar nossa experiênca e capacidade física para decidir qual o melhor trajeto e ação que devemos tomar em um novo obstáculo mas isso geralmente leva algum tempo para se adaptar e planejar um novo salto. Mas e se tirássemos um período do tempo dessa equação?

Se nós fossemos perseguidos por um cara louco com um machado que está tentando nos matar, nossa melhor chance de sobreviver é colocar um obstáculo terrível entre nós e o cara louco, que seja uma parede grande, um lugar alto que ele provavelmente lutaria para sair sem uma perna quebrada ou sobre um galho de árvore em um barranco. Um traceur experiente teria melhores chances de sobreviver se ele pudesse melhorar no treinamento e na experiência efetivamente.

No entanto, as técnicas que ainda estamos tentando para sair perfeitas, aquelas que ainda não fizemos milhões de vezes antes de serem consideradas não confiáveis pelo cérebro e então não um instinto em uma fuga, nós não podemos executar os movimentos naturalmente sem pensá-los antes.

Agora se estamos sendo perseguidos em um lugar conhecido, um lugar que treinamos toda semana e um lugar onde estamos confortáveis para se mover as chances de escapar serão grandes. Pois nós já sabemos as distâncias, a superfície, os tijolos soltos e o caminho para escapar e só o que precisamos fazer é alimentar nossa adrenalina para aumentar nosso senso e tentar ficar calmo e permitir que o nosso treinamento seja útil.

Eu penso que todos podemos concordar que essas chances são significantemente reduzida e um ambiente não familiar mas existe coisas que podemos fazer para melhorar nossas chances de sobrevivência nessas novas circunstâncias, além de exercitar regularmente as técnicas usuais em novas áreas.

Então como podemos recriar essas condições para preparar essas situações? É bem difícil mas parece possível fazer algumas coisas a mais como nas artes marciais, como o Krav Maga, que prepara o estudante em um sistema de combate mas efetivo simulando situações mais reais do que em um dojo, por exemplo lutar boxe em um quarto escuro com luzes piscando e música ensurdecedora. Isso representa em uma boate, aonde obviamente o potencial de perigo ocorre e dá aos estudantes a experiência de se defender em uma situação aonde seja realmente necessária.

Nós podemos forçar o corpo a soltar adrenalina quando sabemos que nosso amigo está atrás de nós quando estamos brincando, mas coisas assim podem ajudar a se tornar calmo sobre pressão e agir sobre alguém que está colocando pressão em você.

Aqui um exemplo de um bom treinamento que pode prepará-lo para uma potencial situação real da vida:

Pegue um amigo com uma caneta preta que não sai na água e deixe-o perseguir você, tentando desenhar em você... isso pode soar muito engraçado e eu ri quando pensei nisso, mas isso é extremamente eficiente em um treino tentando escapar de alguém com uma faca, uma situação onde você pode evitar ser atingido pelo menos uma vez. No final do jogo, se você tiver tinta em você então o perseguidor potencialmente poderia esfaquiar ou cortar você nesse lugar.
Você pode pensar que será fácil para o perseguidor já que ele tem que acertar você uma vez apenas mas pense nas vantagens que você tem! A menos que ele consiga fazer um climb up com um braço, o que provavelmente resulta em menos de 2% da população do mundo inteiro, então um simples muro médio será o suficiente para seu amigo ficar para trás então ele terá que colocar a caneta no bolso ou uma tentaiva de lutar enquanto ele segura a caneta.
A grande coisa é, a maioria da população não é treinada para passar obstáculos, então se você puder escapar de um amigo traceur, facilmente poderá escapar de qualquer criminoso.

Com esse pequeno experimento você pode presenciar como uma faca pode deixar um perseguidor com uma grande e imediata desvantagem durante uma perseguição.São experiências como estas que nos dá confiança para se manter calmo em uma situação de perigo de vida e como sabemos os benefícios serão você escapar. É muito simples ler isto mas saia daí e vá tentar então você viverá em vez de imaginar.

Sem esse tipo de treinamento e outros parecidos, eu acredito que estamos severamente limitados e mentindo para nós mesmos que o nosso treino está nos preparando para o dia em que precisarmos salvar as nossas vidas.

'Nós herdamos nosso nível de treinamento' é a chave para a instrução já que o nosso cérebro será indiferente ao que ele considera não confiável e não testado. Qualquer 'talvez' não valerá a pena tentar e será deixado de lado pelo nível que estamos.

Pelo treinamento em situações mais reais nós podemos conseguir tranformar mais 'talvez' em fatos, que o cérebro tera confiança em trabalhar se/quando precisarmos colocar em ação.

Existe um outro problema que mente para o nosso cérebro, ter muitas opções! Talvez você tenha 5 técnicas diferentes que você considera efeitva em ultrapassar um obstáculo, então como você pode escolher algum em uma crise atrás da outra? Será que você poderá fzer rapidamente se você não tiver pensado ainda sobre as possíveis consequências? Você está certo que está apto a se adaptar a uma situação e escolher uma técnica a tempo?

E se não puder...?

Muitos mestres em combates mão-a-mão recomendam aprender quantas técnicas de combate possíveis para se preparar para qualquer eventualidade - mas mesmo alguns desses mestres também recomendam gastar tempo decidindo simplesmente em 3-4 técnicas diferentes que você está certo de executar com força, velocidade e confiança até o final do confronto... então você não está se deparando com 3,000 técnicas que você aprendeu no dojo correndo pela sua mente e tentando escolher uma no calor do momento.

Eu acho que nesses tempos de segurança que nós podemos considerar coisas logicamente, então não precisamos tomar decisões rápidas sobre pressão. Não dê ao cérebro muitas opções pois pode causar pânico - dê sólidas, concretas decisões e pensamentos lógicos baseados em seus treinamentos para então perder toda a dúvida em sua habilidade para obter sucesso na técnica para salvar sua vida. Seu cérebro tem trabalho suficiente para fazer durante uma crise tentado controlar a química, músculos, reserva de oxigênio etc. Apenas mais uma coisa para se preocupar, hoje.

Decida agora UM movimento que você possa usar efetivamente quando se deparar com um corrimão , então quando o momento chegar você não irá se deparar com tantos pensamentos como por exemplo, "DEVERIA USAR CAT LEAP? SPEED? PULAR POR CIMA?!" enquanto se aproxima do obstáculo.

Essas decisões de hoje, poderão salvar sua vida amanhã enquanto você herda ser nível de treinamento.

-Blane

Um comentário:

Anônimo disse...

hm... Gostei muito do texto!

Algumas vezes já parei para pensar se estamos preparados para situações reais, em que temos que tomar decisões/caminhos rapidamente, sem ter tempo para pensar. Mas ainda não treinei nada assim...

E no texto, não esqueça que existe uma possibilidade de o "perseguidor" arremessar a faca em vc, enquanto vc está correndo!

Abraços, bons treinos!