vídeos

28/10/2007

concentração;

Eae galera, venho treinando a algum tempo, e adquirindo experiência no quesito ‘concentração’, claro que não sou o melhor pra falar disso mas queria expor aqui algumas idéias sobre.
Muitos movimentos no parkour, pra mim, são muito mais mente do que corpo, porque geralmente certos obstáculos causam bloqueio mental por serem de altura relativamente elevada ou por serem apenas fora do comum( fora do ambiente de treino).
Vejo muita gente desistir de executar um movimento só porque sua cabeça está travada; o ‘bloqueio mental’ nada mais é do que um obstáculo a ser transposto, ou seja, é preciso superar isso. Como? Se concentrando.
As vezes encaro o parkour como uma coreografia de dança, em que cada passo forma o conjunto. Vou dar um exemplo, um simples precision, envolve muitos passos, que seriam: 1º dar impulso com as pernas pra diagonal e jogando os braços rapidamente pra cima, 2º no ar, posicionar os pés pra frente do quadril e levar os braços pra trás, 3º esticar as pernas 4º pousar com a parte do meio do pé pra frente(dobrar o joelho até 90º), 5º estabilizar o corpo levando os braços para frente.
Obvio que não da pra ensinar na escrita, tem coisa que só na pratica pra aprender. Mas como podem ver, 5 passos pra dar o salto. Repetir milhares de vezes educa seu cérebro, e faz com que o salto seja natural e conseqüentemente ganha-se confiança.
E onde a concentração entra nessa historia? Simples, agora imagine esse mesmo precision a 3 metros de altura, onde só existem dois muros paralelos. Seria como voltar na estaca zero, ter que reaprender, isso te faz pensar três vezes antes de pular, é uma coisa natural do cérebro, faz pensar nas piores coisas que podem acontecer se cair. Executar o movimento pode levar minutos, pois a preparação mental é na maioria das vezes, lenta. Leve o tempo que for, nunca desista, tenha calma, respire, se fixe apenas no muro a frente, fique estático, lembre-se dos 5 passos da ‘coreografia’, tenha em mente que você consegue, afinal é da mesma distancia que o do chão, espere sua mente chegar no ápice e pule; no ar, continue calmo, pois a afobação pode fazer você esquecer e atropelar os passos. Feito o precision, o coração dispara e dá vontade da fazer outro, cuidado com a excitação, acalme-se novamente. Repita varias vezes, mas sempre consciente.
Esse é somente o método que eu uso, pra você pode ser diferente, pra você o bloqueio pode não estar com a altura.
Então lembre-se dos passos, encare o bloqueio mental como um obstáculo e deixe a preguiça mental de lado.



césar.

Um comentário: